- This event has passed.
Unearthing Queer Ecologies é um projeto de arte sonora áudio/visual que utiliza biologia e tecnologia para revelar imagens e sons da vida vegetal em crescimento para além do âmbito da visão e audição humanas.
O título refere-se ao termo Queer Ecology que a estudiosa Catriona Sandilands descreve como “reconhecendo que as pessoas consideram frequentemente a natureza em termos de noções dualistas como “natural e não natural”, “viva ou não viva” ou “humana ou não humana”, quando na realidade, a natureza existe num estado contínuo”.
O projeto presta homenagem a esta ideia, documentando de forma sonora e visual o crescimento de lavanda, amores-perfeitos e cogumelos; plantas que foram consideradas “queer” pela cultura e organismos que são “queer” na própria natureza do seu ADN.
O módulo instalacional do projeto articula preocupações de acessibilidade, incluíndo elementos visuais para aqueles que têm deficiências auditivas e/ou que pretendem experimentar sons de uma forma única.
Autoria: Amy Reid
Técnica: Mel Gross
Apoio: Robert W. Deutsch Foundation, The Medicine Show. Esta ação é apoiada pela Mid Atlantic Arts através da USArtists International em parceria com a National Endowment for the Arts e a Andrew W. Mellon Foundation
*DISPONÍVEL DE 18 A 24 SETEMBRO